quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cuidando do seu Fusca

Carro parado na garagem é sinônimo de economia, certo? Nem sempre. Por mais contraditório que possa parecer, há uma série de fatores que desmentem a idéia defendida por muitos motoristas. O pensamento é compartilhado por alguns que têm aquele carro usado apenas no final de semana ou um veículo mais antigo que é conservado como uma peça de museu.

Em casos como estes, a manutenção não deve ser deixada de lado e ainda requer alguns cuidados especiais. Por isso, é preciso estar atento a alguns pontos importantes, como o combustível, que pode prejudicar a saúde do automóvel se permanecer dentro do tanque por muito tempo. "A gasolina começa um processo de apodrecimento após 30 dias. Então, se o carro for ficar muito tempo parado, é recomendado deixar com mínimo possível de combustível e abastecer novamente", alerta o personal car Genessy Vanderlei. 

Mesmo parado, alguns componentes sofrem com o desgaste. O óleo do motor, por exemplo, deve ser trocado levando em consideração a data da última troca e não a quilometragem. Por isso, a dica é trocar o óleo a cada 6 meses, independentemente se o carro é muito ou pouco utilizado. 


Para quem vai viajar e ficar longe de casa por muito tempo, a ajuda de um especialista pode ser uma boa alternativa. "Quando um carro fica muito tempo parado é importante recorrer ao auxílio de algum mecânico para ele avaliar as condições do veículo", observa Genessy. Outro componente que não deve ser esquecido são os pneus. Quando o carro permanece intacto, eles tendem a baixar um pouco o nível, fato que pode resultar em uma ligeira deformação. Para evitar o problema, a dica é calibrar os pneus um pouco acima daquele recomendado pelo fabricante.


Os cuidados são seguidos à risca pelo antigomobilista Paulo Maia, que tem uma coleção de sete carros antigos. As relíquias não são utilizadas no dia-a-dia, mas Paulo não esquece de reservar um tempo para cuidar deles. "Rodo pelo menos uma vez por mês com cada um deles e tenho alguns cuidados em relação à validade dos pneus, gasolina, além de usar liquido antioxidante no radiador para evitar ferrugem", comenta.

A dica é do Volks Clube do Ceará

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Carro, em condições normais, dura mais com uso moderado do que parado.
A propósito, inventaram o amortecedor perfeito para o Fusca: http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/955221-amortecedor-do-futuro-transforma-tranco-de-buraco-em-eletricidade.shtml