domingo, 27 de setembro de 2009

Fusca 2.300cc

Imagine a seguinte situação. O sujeito está a bordo de um belo carro esporte acelerando pela estrada. De repente um Fusca cola na traseira. O motorista dá uma olhadinha no retrovisor – com um olhar de despedida – e pisa fundo. Mas o besouro chega ainda mais perto. A saída é dar passagem, com o ponteiro marcando a velocidade muito acima do limite. Quando o Volkswagen passa e vai embora, o desapontado condutor repara em um pequeno logotipo na tampa traseira: 2300.

Isso seria um sonho? Talvez, para a maior parte dos Fuscas, mas não para o destaque dessa semana. O modelo 1975 recebeu uma preparação pesada e agora tem 2300 cm³ de cilindrada e aproximadamente 220 cv brutos em seu motor boxer. Para o leitor ter uma idéia, na edição deste ano da "Subida Internacional de Montanha", no Pico do Jaraguá ele só ficou atrás – pasmem – de um Porsche 911 e um BMW M3!

O bólido na cor branco Lotus pertence a Marcelo Caiado, o terceiro dono, e possui uma trajetória surpreendente. “O carro tem absolutamente toda a sua história, desde o carnê de financiamento do Banco Finasa, de 1975, até o último documento, incluindo sua primeira retífica, aos 80 mil quilômetros. Hoje, com 95 mil, ainda tenho manual, chave reserva e estepe sem uso”, conta.

Aqui termina a originalidade. Após a compra, em 2005, a máquina passou a respirar potência. Como já foi dito, a preparação foi extensa e por esse motivo vou detalhá-la em tópicos, seguindo a descrição dada pelo proprietário. Vamos a eles:

1- Motor boxer (2300 cm³), carcaça de alumínio, cabeçotes feitos com válvulas 42 X 38, taxa (13:5), valvetrain completo em chromoly, molas duplas e comando Engle 313, par de Weber 44, engrenagem do comando reta, balanceiros Scat 1,25 invertidos, sistema de lubrificação com 6 litros (radiador e filtro externo), balanceado e aliviado;

2- Freios: disco ventilado nas 4 rodas (pinças/disco originais na frente e de Golf atrás);

3- Interior: bancos concha, alavanca Empi de engate rápido, painel e volante do Porsche 911, cintos de 3 pontos;

4- Suspensão: dianteira (regulável em altura, com amortecedores mais duros, quadro reposicionado mais cambagem e cáster). Traseira (molas de 1100 libras, também regulável em altura, amortecedores mais duros, barra estabilizadora de 18mm);

5- Câmbio: quarta marcha curta e blocante. Embreagem: platô 900 libras, disco lona;

O toque de esportividade externo foi garantido pela pintura dos pára-choques, piscas alemães e belos retrovisores rallye. Além disso, rodas Porsche de 17 polegadas com pneus Continental 205/50 fecham o pacote visual.

Algum cuidado especial com a usina de força? “Ele precisa ficar guardado (mais de 48 horas) com gasolina de aviação nos carburadores. Tentei de tudo: aditivos, gasolina podium, mas só a Avgas resolve. Assim, quando sei que vai ficar mais de dois dias parado, seco os carburadores desligando a bomba de combustível”, explica. “O câmbio também é frágil devido ao torque elevado do motor (26kgfm) e não aceita desaforo e nem descuido. Precisa ser educado com o carro. Se gritar com ele, te deixa a pé”, salienta Marcelo.

“O mais curioso desse carro é a reação das pessoas que ficam espantadas ao notar que ele muito rápido. Andando ele não passa a impressão de ser tão veloz quanto é na verdade. Assusta gente grande. Arranca na frente, por exemplo, do Turbo 3.6 do meu irmão, é inacreditável”, revela o dono. Depois disso tudo, só posso encerrar a matéria com uma expressão bem conhecida dos leitores: haja asfalto!
Fotos e texto: Renato Bellote

4 comentários:

Unknown disse...

Oi, fiquei curiosa sobe esse motor e gostaria de saber mais informações dele. O motor original foi retirado ou reformado? como esse motro foi feito? sai caro? se pudesse me dar mais detalhes sobre ele por e-mail é julia89@terra.com.br é que eu estou querendo comprar um fusca e achei interessante o que li sobre o teu.

joao disse...

Gostaria de saber qual Motor foi utilizado neste Fuscao e o q mais foi feito no motor....Ganhei o q era do Meu avô e to qrendo dah uma envenenada nele =D

se possivel o qto foi gasto mais ou menos pra fazer isso

Me passa os detalhes Por email ja0zinhu@hotmail.com

obrigado.

Unknown disse...


Boa tarde amigos

Aos que querem se aventurar em melhorar o motor do seu carro, não se iludam com oficinas grandes e famosas.

Primeiro procurem saber qual o uso do motor para acertar na cilindrada e ajuste ideal.

Acho por experiência própria, fundamental conversar com um dono de carro preparado por ela para ter a certeza se vai ter problemas com a oficina.

Recentemente levei meu carro a uma conceituada oficina em Guarulhos e depois de 8 meses e 5 dias, retirei o carro depois de gastar por volta de sete mil reais($7.000,00) só de mão de obra onde eu mesmo relatei os problemas ao preparador e proprietário, que não se prontificou nem a reavaliar o que solicitei.Fiz o motor 2332 cc, que ficou superaquecendo e vazando óleo. Fui informado pelo proprietário e preparador que uma carcaça hyper case vaza mesmo e não tem jeito. O freio traseiro (kit empi) fica raspando mesmo e a suspensão onde gastei mais de$1200,00 ficou com a traseira mais baixa que a dianteira. Disse pra eu ir usando o carro que eu acostumaria e o mais incrível , não usar mais de uma hora o carro devido aquecimento.

Se tivesse perguntado e pesquisado melhor, não teria deixado meu carro lá. Depois fiquei sabendo de outros carros com defeito similar.Não vive dúvidas, retirei o carro para outra oficina que logo constatou alem dos defeitos relatados, a terceira marcha raspando. joguei quase $30 mil no lixo e vou reabrir o cambio, abrir o motor e refazer tudo novamente e nao tenho pra quem reclamar.

Cito meu problema para que outros querendo melhorar seu fusquinha, lembrem se de se informar com donos dos carros preparador sobre o serviço e não com tamanho e faixada de oficina, porque depois não há como reaver o dinheiro de volta.

Só me arrependo de não ter levado na Sport system, pois todos os carros de la que vi são muito bem feitos.

Unknown disse...

Ah, isso é certo, SportSystem são foda demais, Sandro Bruno é um deus dos VW a ar!