quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Projeto de lei

Um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados quer obrigar às montadoras a manter por três anos, no mínino, os novos modelos que chegam às lojas. O projeto é de autoria do deputado federal Eliene Lima (PP-MT), apresentado ao plenário em 16 de outubro e está agora passando pela Comissão de Defesa do Consumidor. O projeto quer obrigar aos fabricantes que durante um período mínimo de três anos 80% das características dos modelos permaneçam inalterados.

O objetivo é dar ao consumidor que está comprando o novo modelo, a garantia que seu carro novo não vai se desvalorizar tão cedo. As montadoras e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea) disseram que não comentam projetos de lei ainda não aprovados. Entretanto, argumentam que apesar do governo ter o direito de aprovar o novo projeto, não é bom para a iniciativa privada ficar engessada aos avanços tecnológicos.

O que você acha deste novo projeto de lei? O governo deveria interferir nestas mudanças ou deveria deixar que o consumidor e o próprio mercado faça a seleção natural?
MotorClube

2 comentários:

Arsênico disse...

não faria muita diferença... até porque... se for analisar os modelos são reestilizados a cada 4 anos... e isso já parece uma ordem... cauculo pela Honda... Volks... Fiat... pode contar... fez 4 anos... vem uma remodelagem por aí...

***

Nanael Soubaim disse...

Sobre o projecto de lei, nenhuma opinião, não merece. Sobre o parlamentar, deveria estudar a sério os assuntos dos quais pretende tratar.