sexta-feira, 22 de agosto de 2008

VW Variant II: Rodando em alto estilo

Olhe para este carro. Repare nos detalhes. Se você ainda confunde esse Volkswagen com uma Brasília, chegou a hora de aprender mais. Hoje vamos conhecer a primeira station wagon da marca no Brasil, a Variant.

Diferente da Brasília, que era um carro feito na mesma plataforma do Fusca e dos seus irmãos refrigerados a ar como o TL, TC, Karmann Ghia etc., a Variant era uma perua com uma concepção mais moderna.

Com motor 1,6-litro a ar, a Variant II desenvolvia 57 cv, um desempenho razoável para o uso na estrada ou na cidade. Diferente da Brasília, a Variant era um pouco maior. Além do espaço entre eixos, a suspensão era do tipo Mc Pherson, mais macia e estável em relação aos outros carros da marca. O acabamento interno era diferenciado com painel de mostradores quadrados (modernos em seu tempo), mas nada além do essencial.
O carro foi lançado no Brasil em 1969, como “papa malas” já que tinha um generoso porta malas sob o capô além de espaço na parte traseira, sobre o motor. O comercial na TV foi estrelado pelo ator Rogério Cardoso, de maneira bem humorada e nada convencional, onde ele procurava o motor do carro abrindo seus compartimentos.

A Variant fez um relativo sucesso com seu apelo familiar. Na verdade, as vendas eram quase garantidas pois o público já confiava na marca alemã.

Em 1971 veio a segunda versão, mais atualizada e que foi também a mais vendida.

Em 1977 o carro foi novamente reformulado ficando visivelmente maior. Mesmo com a intenção de diferenciar o modelo do seu irmão menor, o Brasília, o público apelidava a Variant de Brasilhão, tamanha era a sua semelhança nas linhas e na falta de opcionais, principalmente para um carro voltado ao público familiar que a esta altura era bem mais exigente. Afinal, outros carros haviam chegado como a Caravan e a Belina.

No entanto, a reformulação da Variant não chegou a fazer muito sucesso no mercado. Como a Volkswagen já preparava o lançamento da Parati, o carro saiu de linha em 1981.
O modelo mostrado nas fotos tem uma história muito peculiar. Pertenceu ao pai do seu atual dono, Ronaldo Martins, que comprou a Variant seminova em dezembro de 1982. O carro serviu a família por vários anos, até que no final da década foi vendido e nunca mais se teve notícias. Em 2003, Ronaldo Martins encontrou o carro estacionado numa garagem, porém com as devidas marcas do tempo. Não teve dúvida, fez uma oferta e arrematou a Variant quase vinte anos depois.

Depois a Variant II recebeu uma completa restauração; pintura, funilaria, itens novos e originais, retífica de motor e uma série de melhorias que resultaram num modelo impecável. Martins é um proprietário zeloso, só usa o carro nos finais de semana pelas ruas do ABC paulista, e sempre está atento a cada problema que surge com seu valente Volkswagen.
No porta-malas (o do capô, que fique claro), guarda uma coleção de revistas da época e também o catálogo do carro que era mostrado aos seus clientes em potencial, nas concessionárias.

Encontrar este modelo em bom estado de conservação não é nada fácil, afinal de contas após sair de linha, a Variant rapidamente caiu no comércio popular de veículos e quase todos os modelos se deterioraram com o tempo. Quase todos, pois se depender dos cuidados que esse carro recebe, a Variant ainda terá muita história para contar.
WebMotors

14 comentários:

Borges disse...

Tenho uma Variant 73 e já tive todas da 70 até a 79 realmente era o carro da época para transporte de família, tenho ainda 3 Fuscas 65 - 74 e 82

abraço

Borges - Belo Horizonte mg

luiz disse...

adoro esse carro !!!!!!!!!!!!!!!!

nil disse...

NA VERDADE, POUCAS PESSOAS CONHECEM A VARIANT 2 QUE É SEGURAMENTE, O MELHOR CARRO COM MOTOR BOXER JÁ, PRODUZIDO ATE HOJE PELA VW. EM 1980 SAIU A VERSÃO COM MOTOR 1700 CC COM COMANDO P2,QUE ALIADOS A CARBURAÇÃO DUPLA E UM EXCELENTE ESCAPAMENTO(O MELHOR QUE JÁ VI) RENDIAM 63 CV. TINHA SUSPENSÃO TRASEIRA IRS COM HOMOCINÉTICAS E CAMBIO SOM RELAÇÃO 8X31 E NA FRENTE SUSPENSÃO DO PASSAT TIPO MCPHERSON. TINHA AINDA O MAIOR ESTERÇO DE RODAS DE TODOS OS CARROS NACIONAIS. (O CHEVETTE PERDIA FEIO!) A PLATAFORMA DA VARIANT 2 FOI INSPIRADA NO FUSCA 1303 QUE SÓ FOI PRODUZIDO NA EUROPA E TINHA EXATAMENTE AS MESMAS CARACTERISTICAS DA VARIANT 2. OU SEJA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE NAS 4 RODAS.

Castelo de Carvalho disse...

Pessoal, eu tenho uma variant II, compramos no mesmo ano de fabricação... em 1980... depois de muito uso, parei ela há alguns anos e agora estou recuperando ela toda. Alguem sabe onde posso encontrar peças do tipo: forros de porta, painel de instrumentos, parachoque dianteiro, lanternas vermelhas traseiras, escapamento original, tanque de combustível...
fico agradecido
abraço a vocês

Unknown disse...

olá amigos,preciso da ajuda de vcs pois tenho uma variant 19781979,estou restaurando ela e o tanque de gasolina dela esta todo furado, gostair a de saber se alguem sabe onde encontrar,pois sou de brasilia e ja procurei aki td e nao encontro,se alguem souber entre em contato comigo pelo meu e mail;desde ja agradeço.
backiro@hotmail.com

Unknown disse...

olá amigos,preciso da ajuda de vcs pois tenho uma variant 19781979,estou restaurando ela e o tanque de gasolina dela esta todo furado, gostair a de saber se alguem sabe onde encontrar,pois sou de brasilia e ja procurei aki td e nao encontro,se alguem souber entre em contato comigo pelo meu e mail;desde ja agradeço.
backiro@hotmail.com

universo disse...

Meu colega Daniel viu que tá vendendo uma Variant II ano 1980 na cor azul royal,eu tô sonhando tanto em ter essa Variant e desejo muito ter essa Variant,que parece Brasilia,mas é a segunda geração da Variant,que se chama Variant II,tô pensando tanto em possiur essa Variant que meu colega viu e coleciona-la tambem,sobretudo.
André Martins Paes de Oliveira.

menina_delira disse...

Eu quero comprar uma Variant, quem quiser vedner favore entrar em contato no email bruxaira@hotmail.com
grata.
Maira

cleiton ferreira disse...

cara tenho uma variante 2 perua estou com o facao quebrado onde posso encontrar um para comprar .grato pela ajuda.ass cleiton ferreira

cleiton ferreira disse...

vendo uma variante perua 2 otimo em bom estado cor verde precisa de pequenos reparos o interessado entrar em contato no email.tonandju@live.com

carlos coutinho disse...

Boa Dia Amigos!Um comentario: NÃO SAIU VARIANT II com motor 1700 cc! A Variant II pesava 78 kgs a mais que a Variant 1, e a VW desenvolveu um comando de valvulas e um Escapamento de duas saídas que elevava sua potencia para 67 CV. Só o escapamento fornecia 2 cv a mais. O unico motor arrefecido a AR, que a VW do Brasil fez com 1700 CC, foi o do VW SP2 que era um kit importado. Tinha um Kit 1700 feito no Brasil, que equipava a Kombi Mexicana, mas não era fornecido para o mercado interno. Possuo uma maravilhosa Variant II, que passei para alcool e faz 7,2 Km/l na cidade e na estrada 9,9 Km/l a velocidade de 90Km/h. e não a troco por nada. Posso ajudar com algumas informações, meu email é: coutinhocarlos@ig.com.br

Unknown disse...

Olá Pessoal
Estou vendendo minha Variant II 1979, sou único dono. R$ 7.000,00 ( Qualquer informação ) vlaudecir@gmail.com

Anônimo disse...

ola pessoal estou vendendo minha variant do meu avó é o xodo da familia mas preciso vender urgente pra fazer a casa pra minha mãe.ela é laranja toda original so vendo pra crer meu imail é prof.nilson_ing2hotmail.com. meu numero é 45-84085118/ 99880458. aguardo respostas faço um preço otimo liguem.

Unknown disse...

Sou de Penápolis SP tenho uma Variant 2 1979 toda original com manual do proprietário !!viajo muito com ela !! Gosto demais !! Supermacia ! Volante leve econômica !!