quarta-feira, 4 de junho de 2008

Porsche comemora 60 anos dia 8


Dia 8 de junho tem significado especial para a Porsche. Foi nesta data, em 1948, que o primeiro carro da marca, de identificação 356 nº 01, foi aprovado oficialmente e homologado para uso nas estradas. Com componentes da Fusca, da Volkswagen, o 356 tinha motor traseiro boxer 1.1, capaz de gerar cerca de 40 cv de potência. A carroceria dava lugar a duas pessoas, característica digna de um esportivo. Começava ali, há 60 anos, a consolidação da história de sucesso da família austríaca Porsche.

O 356 foi criado por Ferry Porsche, filho de Ferdinand Porsche, engenheiro que fundou a Porsche Engineering, em Sttutgart, na Alemanha, em 1931." Eu não conseguia encontrar o carro dos meus sonhos, então decidi construí-lo", disse Ferry Porsche. Mas, antes disso, seu pai Ferdinand, ainda jovem, já tornava o sobrenome de sua família famoso em todo mundo graças a um carro elétrico criado por ele, o "Lohner Porsche", em 1900.

Depois do 356, vieram modelos inovadores como o 959, o 911, Boxster, Cayman, Cayenne e Panamera, que ajudaram a tornar a Porsche em um dos fabricantes de maior sucesso e lucratividade. Mas a história da empresa, como a de qualquer outra, também foi marcada por maus momentos. Em 1992, quando o presidente em exercício, Wendelin Wiedeking, assumiu o cargo, a Porsche tinha alcançado o pico da maior crise econômica de sua história, prestes a perder sua independência. Foi então que o executivo e parceiros da diretoria iniciaram a produção do Boxster, e adotaram novos fluxos de trabalho, produção e administração. Em 1995, a empresa deu a volta por cima e passou a assumir posições de liderança no mercado.

Não é à toa que, neste ano, a Porsche passou a ser a maior acionista da Volkswagen, detendo 31% de seu capital. Até o final de 2008, a empresa quer aumentar a participação para 50%. Desta forma, sob a denominação Porsche Automobili Holding SE, o crescimento promete ser assegurado tanto para a Porsche quanto para a Volks. "A Porsche continuará sendo a Porsche no futuro, da mesma forma que a Volkswagen continuará sendo a Volkswagen. Esta é a receita de sucesso", declara Wiedeking, presidente da empresa.

Esportivos conscientes

Ainda em 1966, o primeiro teste de emissões autorizado na Europa foi realizado em um modelo 911. Segundo a Porsche, constantemente são desenvolvidas novas tecnologias para aperfeiçoar os carros no quesito "sustentabilidade". Nos últimos 15 anos, a empresa afirma ter conquistado sucesso nas iniciativas de consumo de combustível, reduzindo cerca de 1,7% de emissão de CO2 (dióxido de carbono) por ano.

Até 2012, a meta da Porsche é diminuir em 20% a emissão dos gases poluentes de seus motores potentes - isso será possível com novas tecnologias em propulsão híbrida para modelos como Cayenne e Panamera.
Carsale

Nenhum comentário: